Consultar com um Nefrologista
Nefrologista é o médico especialista em doenças renais.
Nefrologista perto de mim?
O Dr Jorge Menenguci é Médico Nefrologista em GV. Atualmente atende no consultório em Governador Valadares e e faz parte da equipe de Nefrologia do Hospital Bom Samaritano.
Quando se procura um nefrologista perto de mim avalia-se se ele atende em um bom hospital e quais são as opiniões de outros pacientes que consultaram com o médico.
O site Doctoralia é excelente para você ver avaliações sobre um médico nefro em GV.
O Dr Jorge é o Nefro médico melhor avaliado em Governador Valadares.
Melhor Nefrologista?
Dr Jorge Menenguci tem 02 (duas) residências médicas, sendo a sua principal atuação dentro da Nefrologia.
Para agendar uma consulta em uma clínica de nefro é importante saber quais são as opiniões de outros pacientes que já consultaram com o médico.
Dr Jorge possui 5 estrelas na avaliação dos pacientes que são atendidos por ele.
Nefrologista, proporcionalmente às outras especialidades, são poucos. Segundo a Associação Médica Brasileira é apenas a vigésima terceira especialidade médica mais comum no Brasil.
A nefrologia é uma importante especialidade médica, voltada para o estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento clínico de doenças dos rins.
Vale destacar que, essa especialidade médica não se preocupa exclusivamente com problemas ligados aos rins; além disso e principalmente, tratam todas os problemas associados ao mau funcionamento renal, ou a problemas que podem levar a perda do funcionamento renal normal.
Agende agora uma consulta com o Dr Jorge Menenguci: Agendar consulta.
Quer saber quando procurar um Nefrologista? Leia o artigo e saiba qual é o momento ideal para se consultar com esse especialista.
Quem é o Nefrologista?
Este médico, popularmente chamado de médico nefro, é especializado em nefrologia.
Ele avalia, previne e trata doenças dos rins.
Ou seja, o médico Nefro é o médico que diagnostica e trata doenças relacionadas aos rins e seu funcionamento.
Pessoas sabidamente portadoras das seguintes condições abaixo, são consideradas grupo de risco de desenvolver doença renal e portanto, devem consultar o médico nefrologista mais precocemente e regularmente:
- Diabetes;
- Hipertensão Arterial;
- História Familiar de Doença Renal;
- Pedra nos rins;
- Nefrite;
- Infecção urinária na infância ou de repetição.
Já pessoas que sabidamente possuem problemas renais, ou que apresentem perda de proteína na urina e/ou aumento da creatinina no sangue, devem procurar urgentemente um nefrologista, para ser avaliado.
O médico especialista nos rins também pode contribuir na manutenção da saúde do paciente, através do gerenciamento do peso, dieta, controle da pressão arterial e diabetes. Ele é apto a oferecer orientações sobre uma alimentação balanceada e funcional, capaz de reduzir os danos renais e retardar a progressão de problemas renais.
Não seja o último a consultar com o Dr Jorge Menenguci. Clique no link abaixo para agendar uma consulta.
O médico nefro cuida de quê?
O nefrologista consulta quando a pessoa apresentar sintomas gerais como:
- Urina com espuma
- Dor para urinar
- Dor lombar
- Creatinina elevada no sangue
- Ureia elevada no sangue
- Potassio alto no sangue
- Perda de proteinas na urina
- Anemia em pessoas com doença nos rins
- Infecção urinária
- Inchaço nas pernas ou no corpo
- Redução da quantidade de urina
- Pressão Alta de difícil controle
Existem diversas maneiras das alterações renais se manifestarem. Portanto, esteja atento a quaisquer alteração na urina, se aparecer inchaço nas pernas, no rosto ou no corpo, além de pressão alta de difícil controle.
Se você tem algum desses sintomas você tem que marcar uma consulta urgente:
Quais doenças o Nefrologista trata?
Esse especialista pode tratar várias doenças no sistema renal.
Confira as principais:
- Doença Renal Crônica: A doença renal crônica se caracteriza pela perda das funções dos rins de caráter progressivo, sendo muitas vezes assintomáticas. As principais causas de doença renal crônica, no Brasil, são hipertensão, diabetes, nefrites e doenças císticas dos rins.
Pacientes com alguma dessas doenças devem monitorizar a função dos rins por meio da dosagem da creatinina no sangue, presença de proteína ou sangue na urina , assim como avaliação frequente da pressão arterial.
Nos estágios mais avançados da doença renal crônica, é comum os pacientes apresentarem inchaço nas pernas, anemia, distúrbios ósseos e acúmulo de ácidos no sangue. Se não diagnosticada precocemente e tratada intensivamente, pode evoluir para perda do funcionamento renal e necessidade de diálise (hemodiálise/dialise peritoneal) ou transplante renal.
- Cálculo Renal: Também chamada de pedra nos rins. É uma doença bastante prevalente na população. Pode ser causada por múltiplas doenças ou ser decorrente de distúrbios metabólicos renais ou sistêmicos. O Nefrologista investiga, orienta e acompanha os pacientes para evitar danos renais e novas crises.
- Infecção Urinária: As infecções urinárias são caracterizadas pela invasão e lesão da bexiga e/ou dos rins por bactérias causando dor abdominal, dor lombar e dor ao urinar. São divididas em infecções baixas (Cistite) e infecções altas (Pielonefrite). Podem ser esporádicas ou de repetição e são causadores de desconfortos e perda de qualidade de vida dos pacientes, inclusive complicando para quadro graves.
- Doenças Císticas nos Rins: Os cistos renais simples são bastante prevalentes, na população e, habitualmente, não apresentam maiores consequências à saúde dos pacientes.
No entanto, algumas doenças hereditárias, como a Doença Renal Policística Autossômica Dominante, que acomete 1 em cada 400 a 1000 pacientes, é causa frequente de doença renal crônica e necessidade de terapia renal substitutiva (diálise ou transplante).
- Insuficiência Renal Aguda: É definida como a perda da função renal temporária e é mais comum em pacientes internados em hospitais. É causada, principalmente, por infecções generalizadas, uso de medicamentos nefrotóxicos e por quadros de desidratação grave.
Pode ser tratada clinicamente, com a correção rápida dos fatores agressores aos rins, porém, em alguns casos, pode haver a necessidade de tratamento com hemodiálise, temporariamente, para manutenção da vida do paciente.
Quando procurar o Nefrologista?
O médico nefro deve ser consultado toda vez que o indivíduo se deparar com algum dos sintomas mencionados ou tiver suspeitas de doenças renais.
Qualquer queixa nesse sentido é motivo para consultar, a fim de que ele faça uma investigação diagnóstica e oriente o melhor tratamento para a condição do paciente.
Um dos grandes problemas que levam o paciente a perder o funcionamento renal e precisar começar a fazer diálise, é a demora em procurar o Nefrologista.
Quer saber mais sobre o assunto? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto.